“Quem disse que já aprendemos tudo?” Em Ergonomia, sempre há novos desafios e questões que exigem um olhar técnico mais apurado. É exatamente por isso que, após construir uma base sólida no curso Ergonomia sem Mistérios, chega o momento de dar o próximo passo na sua trilha formativa em 2025. O curso Ergonomia sem Mistérios – Avançado foi pensado para quem já domina os fundamentos e quer avançar para níveis mais altos de entendimento, análise e aplicação prática.
Nesta formação online, vamos além das técnicas convencionais e dos métodos básicos de avaliação ergonômica. O foco é explorar aspectos que diferenciam o profissional comum do profissional que se destaca: análise de riscos psicossociais de forma prática e integrada, cálculos embasados de tempos de recuperação de fadiga, ergonomia cognitiva, e a Ergonomia aliada à prevenção de acidentes e com a organização do trabalho. É o tipo de conteúdo que impulsiona seu senso crítico e sua capacidade de propor soluções inovadoras.
O Ergonomia sem Mistérios – Avançado é, assim, o segundo grande marco da Trilha da Ergonomia de Resultados da Ergo em 2025. É o passo que consolida sua evolução técnica, abre espaço para discussões complexas e o prepara para as imersões presenciais e para o workshop estratégico no fim do ano. Se você já domina o básico, este é o seu momento de avançar e conquistar um diferencial competitivo que fará toda a diferença na sua prática profissional.
Atenção: Esta será a ÚNICA turma do curso no ano de 2025! Não é obrigatório ter feito o curso básico para participar do avançado. Contudo, recomenda-se que o interessado já tenha alguma experiência prática em avaliações ergonômicas.
Verifique ao final desta página se o conteúdo programático do curso atenderá às suas necessidades.
Datas: 4 a 8 e 18 a 22 de agosto de 2025
Público-alvo:Fisioterapeutas, engenheiros e técnicos de segurança, médicos e enfermeiros do trabalho, profissionais de educação física, psicólogos e demais profissionais que desejam se aprofundar nos conceitos da Ergonomia cognitiva, fatores psicossociais no trabalho, perícias em Ergonomia, e demais conteúdos que vão além dos necessários para a elaboração de análises ergonômicas, mas que são tão importantes quanto.
Carga horária: 25 horas
Valor: R$ 1.740,00 (pix/boleto) ou R$ 1.830,00 (cartão 3x) – Este valor inclui o livro: O Guia Prático da Ergonomia em 40 Lições, da Ergo Editora.
Horários das sessões: 19:00 às 21:30
Instrutores: Hudson de Araújo Couto e Dennis Carvalho Couto
INSCREVA-SE AGORA! Preencha o formulário a seguir e nossa equipe entrará em contato:
Como funciona:
- As aulas serão ministradas ao vivo, de forma online, por meio da plataforma Zoom.
- As sessões são participativas e interativas. O participante deverá possuir conexão com internet, câmera e microfone. Caso haja problemas de conexão ou não possa participar no dia, a gravação da aula estará disponível para o participante durante um período de tempo pré-determinado.
- Serão ministradas 10 aulas no período da noite com cerca de 2 horas e 30 minutos de duração, de segunda a sexta. Haverá um intervalo de 1 semana após as primeiras 5 sessões.
- Cada sessão será acompanhada de um exercício prático a ser respondido via e-mail pelo participante.
- Será fornecido material didático nos formatos físico e digital.
- Ao final do curso, o aluno que tiver participado com assiduidade e completar os 10 exercícios receberá um certificado virtual de participação no curso com número registrado na Folha de Registros de Cursos da Ergo.
Conteúdo do curso:
- Sessão 1: Risco Ergonômico e LER/DORT, o critério de Moore & Garg, app TOR-TOM para membros superiores
- Sessão 2: Perícias em questões ergonômicas, uso das ferramentas científicas e contestações de uso de ferramentas não científicas
- Sessão 3: Ergonomia na organização do trabalho e estudo de casos de problemas ergonômicos decorrentes dessa questão
- Sessão 4: Trabalho em ambientes quentes: como avaliar a tolerância humana e como estabelecer medidas de ergonomia
- Sessão 5: Ergonomia na manutenção e exemplos de análises ergonômicas dessas funções
- Sessão 6: Ergonomia cognitiva, os 10 pilares para a confiabilidade humana no Trabalho, o princípio MABA-MABA
- Sessão 7: O princípio HOTEC, atuação ergonômica em sistemas de altíssima produtividade ou de baixa chance de erros
- Sessão 8: O fator Ergonomia na prevenção de acidentes do trabalho, o Fluxograma de Couto para definição das causas básicas da falha humana
- Sessão 9: Fatores psicossociais no trabalho
- Sessão 10: Tecnologias 4.0: o que são e o impacto em Ergonomia, Ergonomia no projeto
Prazo limite para envio dos exercícios: 22 de setembro de 2025