TOR-TOM 2ª Edição
Classificação: Ergonomia
Editora: Ergo Editora
Páginas: 360 páginas
Ano de publicação: 2012
Edição: 2ª
TOR-TOM 2ª. EDIÇÃO
AS 25 APLICAÇÕES PRÁTICAS NA ANÁLISE ERGONÔMICA, NA AVALIAÇÃO DO RISCO ERGONÔMICO, NA PRESCRIÇÃO DE AÇÕES CORRETIVAS E NO GERENCIAMENTO DA PRODUTIVIDADE SEGURA e O NOVO APLICATIVO TOR-TOM (Versão 4)
O Método TOR-TOM vem sendo utilizado por inúmeras empresas no Brasil. O livro original está esgotado desde 2009.
Além do aperfeiçoamento técnico do Índice, a maior parte da nova edição do livro será dedicada às 25 Aplicações Práticas do Método, que são divididas em 7 grupos:
♦ Ferramenta básica de auxílio à análise ergonômica em tarefas de manufatura
♦ Definição da existência ou não de risco ergonômico nas atividades manuais e intelectuais feitas de forma habitual
♦ Orientação administrativa à gerência quanto à correção das condições de risco ergonômico
♦ Prescrição de trabalho de forma produtiva
♦ Avaliação dos fatores do ambiente que podem trazer risco ergonômico
♦ Dosimetria da exposição individual aos fatores de carga de trabalho
♦ Ferramenta prática para Mapeamento Ergonômico com o Índice de Conforto Ergonômico em 12 Passos
A definição quanto à existência ou não de risco ergonômico é algo complexo que exige conhecimento científico e a capacidade de perceber detalhes e sutilezas. Muitas vezes, o simples de fato de se classificar um trabalho como repetitivo costuma implicar no mal-entendido de ser essa uma tarefa de risco. E ocorre que, especialmente em tarefas de exigências de membros superiores, muitas vezes afirma-se haver risco ergonômico quando, na realidade, a existência de mecanismos de regulação anula a exigência biomecânica. Mas também ocorre o contrário, especialmente sabendo-se que o impacto da ergonomia na origem de risco ergonômico pode ocorrer por outros tantos fatores. O palestrante irá apresentar um fluxograma de uso das diversas ferramentas para definir quanto ao risco ergonômico.
Uma das ferramentas, de aplicação em tarefas habituais, é o Índice TOR-TOM, que foi lançado em 2006 e é agora apresentado em nova edição, com uma série de aperfeiçoamentos quanto à validade, reprodutibilidade e entendimento. O livro é apresentado na segunda edição, com 320 páginas, em capa dura, acompanhado de software para cálculo do Índice TOR-TOM em computador. O palestrante propõe que o Índice tem 25 aplicações práticas, na análise ergonômica, na definição do risco ergonômico, na orientação de melhorias ergonômicas e também no gerenciamento da produtividade segura.
Preço do livro + Software: R$ 395,0 + Frete (Clique aqui)
Preço para os que já possuam a edição anterior do TOR-TOM: R$ 320,00 (Enviar à Ergo uma cópia da página 83 do livro 1ª. Edição para ter direito ao desconto especial)