Checklist para Avaliação Ergonômica Preliminar (AEP)

Entre as novidades da nova NR-17, aparece a demanda da Avaliação Ergonômica Preliminar (AEP). Todas as empresas, de qualquer porte ou risco, deverão fazê-la. Com uma AEP bem-feita, já se pode propor soluções para uma série de situações em que há má condição ergonômica evidente, sem a necessidade de dedicar tempo a uma análise ergonômica completa que chegaria à mesma conclusão.

Desde então, a Ergo já começou a criar um Checklist de AEP, que apresentamos ao público em novembro de 2020. Nós também o incluímos no Guia Prático de Ergonomia, último lançamento da Ergo Editora.

No entanto, percebemos que não bastaria somente aplicar o checklist de AEP – é preciso também dar o correto encaminhamento para essa avaliação, com a elaboração de planos de ação.

Sendo assim, a Ergo também desenvolveu um Fluxograma para encaminhamento dos resultados da AEP. Esse fluxograma deve sempre ser utilizado juntamente ao checklist.

Tanto o Checklist quanto o Fluxograma estão disponíveis de forma gratuita por meio do link a seguir. Nessa página também apresentamos 4 exemplos de atividades reais em que há a aplicação da ferramenta e também o correto encaminhamento da questão ergonômica dentro da organização. Não deixe de conhecer essa ferramenta!

precisa de ajuda?

Tem alguma dúvida ou gostaria de falar com nossa equipe?
Envie uma mensagem agora mesmo

O curso de ganhos financeiros é excelente, pela objetividade que tratou o assunto, a entrega de material eletrônico sem reservas e a didática nas explicações. Vivenciamos 70% de prática o que nos proporcionou aprender aplicando as informações nas planilhas e tirar dúvidas a tempo e hora. Definitivamente recomendo e senti que agregou muito na atuação junto aos meus clientes.

Hozana Zapata Ramirez
Fisioterapeuta do trabalho e ergonomista - SP,
Cadastre-se

Fique por dentro das novidades da ERGO.
Cadastre-se e receba conteúdo sobre a área
de Ergonomia.