Entre as novidades da nova NR-17, aparece a demanda da Avaliação Ergonômica Preliminar (AEP). Todas as empresas, de qualquer porte ou risco, deverão fazê-la. Com uma AEP bem-feita, já se pode propor soluções para uma série de situações em que há má condição ergonômica evidente, sem a necessidade de dedicar tempo a uma análise ergonômica completa que chegaria à mesma conclusão.
Desde então, a Ergo já começou a criar um Checklist de AEP, que apresentamos ao público em novembro de 2020. Nós também o incluímos no Guia Prático de Ergonomia, último lançamento da Ergo Editora.
No entanto, percebemos que não bastaria somente aplicar o checklist de AEP – é preciso também dar o correto encaminhamento para essa avaliação, com a elaboração de planos de ação.
Sendo assim, a Ergo também desenvolveu um Fluxograma para encaminhamento dos resultados da AEP. Esse fluxograma deve sempre ser utilizado juntamente ao checklist.
Tanto o Checklist quanto o Fluxograma estão disponíveis de forma gratuita por meio do link a seguir. Nessa página também apresentamos 4 exemplos de atividades reais em que há a aplicação da ferramenta e também o correto encaminhamento da questão ergonômica dentro da organização. Não deixe de conhecer essa ferramenta!