Agenda de cursos da Ergo em 2022

A Ergo tem o prazer de anunciar a programação completa de cursos para o 2º semestre de 2022! Serão 3 cursos online e 3 cursos presenciais. Nesta página apresentamos um resumo sobre a proposta de cada um. Já as informações detalhadas de valores, conteúdo e inscrições estarão disponíveis ao clicar no link específico de cada curso.

Você já pode realizar sua pré-inscrição e reservar sua vaga em todos os cursos enviando uma mensagem para editora@ergoltda.com.br ou pelo nosso WhatsApp.

Observação importante: Todos os cursos presenciais serão realizados em Belo Horizonte – MG. O limite de vagas em todos os cursos presenciais é de apenas 10 pessoas.

Risco Ergonômico: Como Definir com Critérios Objetivos

Acerte no alvo na hora de definir se há risco ergonômico!

Uma das maiores dificuldades dos profissionais que lidam com Ergonomia é a falta de referências objetivas para definir se uma atividade possui ou não risco ergonômico. Seja em uma análise ergonômica, uma avaliação ergonômica preliminar, ou em uma perícia, para se ter assertividade são necessários conhecimentos científicos, métodos adequados e percepção de sutilezas.

Mas você sabia que a Ergonomia possui ferramentas e tecnologias bem desenvolvidas para definir quanto a esse risco? Assim como o VAR no futebol passou a auxiliar o árbitro na avaliação dos lances duvidosos, também é possível o profissional de Ergonomia ter a ajuda de tecnologias para concluir corretamente sobre o risco ergonômico, mesmo nas situações de trabalho mais ambíguas.

Análise Ergonômica Como Você Nunca Viu

Como fazer uma análise ergonômica completa e à prova de engavetamentos

Você realmente sabe como fazer uma análise ergonômica competente, que agregue valor, e que não irá ficar simplesmente guardada na gaveta de alguém? E quanto aos planos de ação, como devem ser formulados? Sua análise já está de acordo com as novas NR-1 e NR-17?

Neste curso, abordaremos todas as etapas de uma análise, desde a Avaliação Ergonômica Preliminar (AEP) até a elaboração de planos de ação que efetivamente resolvam os problemas e não se limitem a apenas recomendar pausas, rodízios e ginástica laboral. As aulas presenciais nos permitirão ensinar exemplos da ferramenta Índice TOR-TOM e está prevista a visita a uma empresa da Região Metropolitana de Belo Horizonte para uma análise ergonômica de alta profundidade.

Ergonomia sem Mistérios

O já tradicional e conhecido curso online Ergonomia sem Mistérios terá sua 7ª turma em agosto, com conteúdo desenhado para oferecer valor tanto aos que querem ter um primeiro contato com Ergonomia quanto para os já experientes na área. O objetivo é que o participante adquira um conjunto de conceitos teóricos e ferramentas práticas de forma a capacitá-lo a avaliar as principais exigências presentes na maioria dos trabalhos, e como recomendar soluções que efetivamente irão resolver essas questões.

Essa versatilidade se reflete na avaliação dos alunos: em nossa pesquisa de satisfação, todas as edições receberam notas médias acima de 9.5, e com alto índice de superação das expectativas dos participantes!

Ergonomia sem Mistérios – Avançado

O novo curso que todos os quase 300 alunos do Ergonomia sem Mistérios estavam pedindo! Nesse módulo avançado, abordaremos conteúdos como Ergonomia Cognitiva e dos Fatores Psicossociais, trabalho em ambientes quentes, Ergonomia na organização do trabalho, perícias em questões ergonômicas e o impacto das tecnologias 4.0 na Ergonomia.

Se você completou o curso Ergonomia sem Mistérios e ficou com vontade de mais, este é o curso para você.

Ergonomia: Inventário de Riscos, Planos de Ação e Demonstração de Ganhos Financeiros

Aprenda de vez a implantar a Ergonomia na empresa!

Com a NR-1, as ações de Ergonomia passaram a fazer parte do grande “guarda-chuva” chamado PGR-GRO. E com ele vieram duas necessidades: o Inventário de Riscos e a correta elaboração de Planos de Ação. Este curso tem o objetivo de capacitar o participante para a correta implantação do Sistema de Gestão da Ergonomia (SIG-ERGO) nas empresas, dentro do contexto das novas normas, e através da prática dos Comitês de Ergonomia, metodologia pela qual a Ergo é nacionalmente conhecida.

Claro, todo esse processo pode ser muito facilitado quando se demonstra ao empresário a redução de perdas e aumento de ganhos de produtividade decorrentes das soluções ergonômicas. Por isso, outra parte do conteúdo deste curso é dedicada à demonstração financeira dos ganhos com a Ergonomia.