10 Dicas de alerta para evitar acidentes decorrentes de visão comprometida

por Hudson de Araújo Couto

Muitos acidentes ocorrem pela dificuldade de se enxergar adequadamente o ponto de trabalho ou a condição de perigo. Nesse texto, apresentaremos 10 dicas especialmente úteis para técnicos de segurança.

  1. Cuidado com indivíduos míopes e que usam óculos: eles frequentemente tropeçam e se desequilibram ao caminhar ou ao subir e descer escadas. Isso se torna ainda mais crítico quando têm que carregar cargas.
  2. Míopes não usando óculos também são mais vulneráveis a acidentes por perderem a visão de profundidade; isso ocorre principalmente em miopias moderadas (até 2 dioptrias), pois os portadores de miopia mais acentuada são bastante dependentes de óculos e os usam permanentemente.
  3. Observe com cuidado pessoas na faixa etária de 40-46 anos que já necessitam de óculos para perto e que não os usam; elas podem cometer erros e causar acidentes importantes por não estarem lendo adequadamente o que deveriam ler.
  1. Atenção na direção de veículos contra o sol, especialmente quanto ao sol da manhã ou da tarde; muitas vezes o ofuscamento não permite ter clareza na visão do que está à frente. Algumas vezes, o quebra sol do carro, caminhão ou ônibus é insuficiente para bloquear os raios do sol quando estão batendo diretamente; uma boa solução é o uso de boné para completar o bloqueio do para-sol. Motoristas devem ser alertados para dirigir com extrema precaução nesses horários.
  1. Outra situação de extremo perigo em relação à visão são os painéis multimídia, pois a mudança frequente de função do multimídia tira a mirada do motorista de onde deveria estar: na estrada ou na rua.
  2. Uma situação crítica para motoristas, nos cruzamentos, é entrar numa via preferencial

considerando a vinda de outro veículo na posição sudoeste; nessa circunstância o deslocamento da cabeça e do pescoço se torna muito difícil.

  1. Empilhadeiras com carga dupla são um convite ao acidente, pois o operador não consegue enxergar; tem que se torcer para trás e dirigir de ré, situação em que a visão

fica muito comprometida.

  1. Nos depósitos e armazéns, as múltiplas “esquinas” são muito perigosas, pois tiram totalmente a visibilidade. Instale espelhos convexos, mas exija a prática do “stop”. E

stop é stop.

  1. Desconfie das situações em que o contraste é insuficiente. Especialmente placas ou

textos com letras pretas em fundo azul; amarelas em fundo branco; verdes em fundo

vermelho; vermelhas em fundo verde; letras laranja em fundo preto ou em fundo branco.

  1. Desconfie da possibilidade de acidentes quando a iluminação estiver baixa. Uma dica adicional é, fazer uma checagem da adequação dos óculos a cada ano. Não menosprezar, de forma alguma, pequenos comprometimentos da visão, pois eles podem ocasionar acidentes significativos.
  2. Em funções mais críticas, é mais seguro usar lentes de contato.
  3. A mesma observação, óbvio, vale para se evitar o uso de telefone celular ao se dirigir.


Deixe um comentário